SOBRE
Oiê! Me chamo Luísa Zaqueu e sou uma artista visual que reside em São José do Rio Preto/SP. Gosto muito de explorar a vivacidade das cores com criatividade diante de cenas bíblicas ou da nossa Tradição, construindo-as com minha própria vivência e repertório.
Eu espero que minha arte sirva de instrumento para que Deus comunique seu amor e suas demais mensagens com aqueles que precisam ouvir, que precisam receber. Por isso, sempre rezo enquanto trabalho.
FORMAÇÃO
Sou graduada em Bacharelado em Artes Visuais, Pintura, Gravura e Escultura pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Atualmente estou finalizando a Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Anhembi-Morumbi e cursando Teologia para Leigos no Centro de Estudos Superiores Sagrado Coração de Jesus em São José do Rio Preto.
Fiz aulas de pintura dos 5 aos 11 anos e, posteriormente, aulas de desenho dos 15 aos 18. Recentemente fiz cursos sobre Arte Sacra Contemporânea no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP) ministrados por Romolo Picoli e Silvana Borges, e de Teoria da Iconografia Bizantina com o padre Filipe Mirapalheta. Pretendo, assim que terminar a Licenciatura, fazer uma pós-graduação na área de Arte Sacra Contemporânea.
ARTE & ESPIRITUALIDADE
Desenvolvi minha espiritualidade nas vivências com as Irmãs de Santo André, fazendo com que fosse moldada pelos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola e acabasse apaixonada pelas orações contemplativas.
A contemplação caminha de mãos dadas com a arte, o que me faz feliz. Foi através dessa união que me vi chamada a colocar meus dons a serviço do Reino de Deus. Ainda há muito o que aprender e o que melhorar, mas a misericórdia de Deus me trouxe até aqui e trilho seus caminhos com alegria, dedicação e obediência.
Sou devota de Nossa Senhora Aparecida, São José, Santo Inácio de Loyola, Santa Maria Madalena, São Miguel Arcanjo e Beato Carlo Acutis. Tive a imensa oportunidade de participar da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, Portugal, em 2023. Lá pude fazer amizades, conhecer lugares lindos e aprofundar minha fé em níveis que não sabia que era possível.
Como gosto muito de cores, deixo aqui os significados que atribuí àquelas que mais uso em minhas pinturas: azul, que representa a presença de Deus; púrpura, que é a obediência e o temor à Deus; vermelho, que é o amor e o sacrifício; branco, que é o sopro da vida; dourado, que é a luz divina; e verde, que é a criação e demais aspectos terrenos.
Por fim, atualmente estou envolvida no projeto de ilustrar todos os mistérios do terço. Os gozosos, dolorosos e luminosos já foram, faltando apenas os gloriosos. Portanto, te convido a me acompanhar nessa empreitada e em muitas outras que aparecem no dia-a-dia de uma jovem católica engajada lá no meu Instagram. O link está incorporado aqui no site, mas caso você não ache, é @luisazaqueu. Te vejo lá!